Por ser uma das categorias de arte mais populares disponíveis hoje em dia, faria sentido dizer que a arte figurativa está vendendo muito bem em nossa economia atual. No entanto, a realidade da situação não é tão simples; a economia global está em recuperação, mas ainda não está fora de sua recente recessão. Cintos em todo o mundo foram reduzidos, reduzindo os orçamentos de gastos de prazer, e isso é algo que pode significar problemas para os artistas, não importa para que direção o estilo deles aponta.

Felizmente existem várias maneiras que os artistas que trabalham em todos os estilos e mídias podem fazer para vender arte durante uma recessão, quer ofereçam sua arte on-line ou não. Porque a arte figurativa é em grande parte representacional (o que significa que representa objetos e cenas realistas) é muito popular entre colecionadores e amantes da arte. Um exemplo de uma pintura figurativa seria uma natureza morta ou um retrato de uma pessoa, desde que as obras se assemelhem a fotos.

Esses tipos de obras são muito adequados para residências, escritórios e espaços públicos, portanto, artistas que querem vender arte neste estilo não devem ter muita dificuldade em fazê-lo. Uma coisa que um artista pode fazer para melhorar sua habilidade de vender arte é promover seus próprios trabalhos sempre que possível (dentro do razoável) online e offline. Ser seu próprio defensor pode economizar tempo e dinheiro, além de permitir que você direcione seu marketing para onde você quiser.

Outra coisa que pode ser feita para vender obras de arte (sejam elas arte figurativa ou outro estilo) é compor peças menores e promovê-las ao lado de suas peças maiores. Muitas pessoas gostariam de possuir belas artes, mas não podem pagar por peças grandes e caras, não importa o quanto elas gostem delas. Para chegar a esse mercado, você pode oferecer obras de arte menores on-line e off-line e disponibilizar essas peças para seus clientes em potencial. E não tenha medo de comissões! Aceitar pedidos especiais de clientes pode ajudá-lo a não apenas ganhar algum dinheiro com a peça que você cria para eles, mas também pode ajudá-lo a vender arte no futuro com base em suas referências e elogios.

Você ainda pode trabalhar em seus próprios projetos durante esse tempo, então siga seu coração, deixe sua mente aberta para as possibilidades e em breve estará vendendo mais arte on-line e off-line do que nunca.